terça-feira, 22 de março de 2011

Prêmio Alfaguara de romance

Madrid, 21 mar (Lusa) -- O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez venceu hoje, com a obra "El Ruido de las Cosas al Caer", o Prémio Alfaguara de Romance 2011, um dos mais prestigiados galardões de língua espanhola.


No valor de 123 mil euros, o prémio, atribuído por unanimidade, foi hoje anunciado pelo presidente do júri, o romancista espanhol Bernardo Atxaga, num encontro com escritores e jornalistas que se realizou num hotel de Madrid.
"El Ruido de las Cosas al Caer" é "um negro balanço de uma época de terror e violência, numa Bogotá descrita como um território literário cheio de significações", justificou o júri, constituído por Gustavo Guerrero, Lola Larumbe, Candela Peña, Inma Turbau e Juan González.
O romance de Vásquez -- que se candidatou sob o pseudónimo Raúl K. Fen -- começa com a fuga e posterior caça de um hipopótamo que fazia parte do impossível jardim zoológico com que o narcotraficante colombiano Pablo Escobar exibia o seu poder. É essa a alavanca que põe em movimento os mecanismos da memória de Antonio Yammara, o protagonista da história.
O júri destacou as qualidades estilísticas do romance premiado, "cuja prosa recria uma atmosfera original e atrativa, um espaço próprio, habitado por personagens que acompanharão por muito tempo o leitor".
Ambientada na Colômbia contemporânea, "a trama narra a viagem de um homem que busca no passado uma explicação da sua situação e da do seu país. Uma leitura comovente sobre o amor e a superação do medo", lê-se na ata do júri.
Atxaga comentou que, há 2.000 anos, o poeta Virgílio dizia que o medo desapareceria algum dia da face da terra, mas não foi assim. O romance premiado trata desses medos, neste caso, dos colombianos, das suas consequências e da tentativa de superá-los.
A residir há 12 anos em Barcelona, Vásquez (Bogotá, 1973) é considerado um dos escritores latino-americanos mais importantes com menos de 40 anos.
É autor de romances como "Persona", "Alina Suplicante" e "Los Informantes" e do livro de contos "Los Amantes de Todos los Santos", entre outros títulos.
O seu romance "Los Informantes" foi eleito na Colômbia um dos mais importantes dos últimos 25 anos e foi finalista do Independent Foreign Fiction Prize do Reino Unido.
Outra das suas obras, "Historia Secreta de Costaguana", uma reflexão sobre a dor, obteve o prémio Qwerty para o melhor romance em língua espanhola e o prémio Fundación Libros & Letras de Colombia.
ANC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário