terça-feira, 19 de novembro de 2013

Morre Syd Field, autor de Manual do Roteiro




Syd Field, o professor que escreveu o livro “Screenplay: The Basics of Film Writing” (No Brasil, conhecido como “Roteiro - Os Fundamentos do Roteirismo”), referência em cursos de roteiro no mundo inteiro, morreu aos 77 anos neste domingo, em sua casa em Beverly Hills. Ele foi o criador do estilo de cinema em três atos, que se tornou tendência em Hollywood, e passou a ser chamado de “guru de todos os roteiristas”. As informações são da Variety e do Deadline.com.
De acordo com um comunicado do Raindance Film Festival, Field estava confirmado para participar do evento na última semana, em Londres, mas cancelou por problemas de saúde. Ele sofria de anemia hemolítica, e morreu na companhia de sua mulher, da filha e de amigos.
Nascido em Hollywood, na Califórnia, em 1935, ele começou sua carreira na Wolper Prods. Em 1979, já trabalhando como professor, ele publicou o livro que serviria como uma bíblia para os roteiristas, e o tornou consultor de renomados profissionais da área, como John Singleton e Kevin Williamson.

 (fonte: O Globo)