quarta-feira, 3 de junho de 2015

Encontro em Samarra, de W. Somerset Maugham




A MORTE

 

Havia um mercador em Bagdá que enviou seu servo ao mercado para comprar provisões. Pouco depois o servo voltou, pálido e trêmulo, e disse: Mestre, agora mesmo, quando eu estava no mercado, fui empurrado por uma mulher da multidão; quando me virei, vi que era a Morte que havia me empurrado. Ela olhou para mim e fez um gesto de ameaça; ora, empreste-me seu cavalo e eu cavalgarei para longe desta cidade e evitarei meu destino. Irei para Samarra, e lá a Morte não me encontrará. O mercador emprestou-lhe seu cavalo e o servidor montou, fincou as esporas nos flancos dele e se foi tão rápido quanto o cavalo podia galopar. Então o mercador desceu ao mercado, me viu no meio da multidão e veio até mim, dizendo: Porque você fez um gesto de ameaça para meu servo, quando o viu esta manhã? Aquele não foi um gesto de ameaça, respondi, foi apenas um movimento de surpresa. Fiquei espantada ao vê-lo em Bagdá, pois esta noite eu tinha um encontro marcado com ele em Samarra.

Somerset Maugham, 1932.

Essa pequena história, inspirada em antiga lenda oriental, é a parte final do drama Sheppey, representado pela primeira vez em 14/9/1933 no Wyndham's Theatre de Londres. O inglês William Somerset Maugham (1874–1965) era inglês, novelista, contista e dramaturgo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário