quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O prêmio Nobel para Bob Dylan


Mais Resultado de imagem para bob dylan 2014uma vez o Nobel pisa na bola milionária e literária. Além de, ao longo de sua história, ter ignorado autores como James Joyce e Proust, entre muitíssimos outros, agora premia Bob Dylan. Sou fã de Dylan – que tirou seu nome artístico do poeta Dylan Thomas – e me transporto, ao ouvi-lo, ao mundo encantado da música e da boa letra, da genial letra das canções.
A arte literária cada vez perde mais espaço num mundo fascinado pela prestidigitação do virtual e da imagem. A literatura, prima paupérrima das artes, só tem seu momento de brilho hollywoodiano ao dar o prêmio para um escritor. O público em geral fica encantado, da mesma maneira que nós, que não entendemos de física, ficamos boquiaberto com as descobertas de professores da área quântica, molecular ou cosmológica.
É um brilho fugaz como uma estrela candente. E, desta vez, retiraram o brilho da estrela fugaz da literatura. O que querem? Transformar a música num expressão literária? Lembro que quando estive em Londres pela primeira vez, nos anos 70, comprei numa lojinha alternativa um livro de poemas de Dylan. Eram horrorosos. Continue fã do músico genial.
A literatura já tem tão pouco prestígio e público, agora nos querem retirar o pouco que nos resta. Glória a Dylan na música e no seu milionário mundo do entretenimento.


RCF